sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A importância do estágio curricular na
formação profissional do assistente social*
 
 
Autoras: Alcione Braz Silva, Elisangela Moura Santos, Greice Rodrigues de Oliveira,
Liete Rosa de Araújo e Maria Aparecida Garcia Moura.
Orientadora: Profª. Ana Célia Goes Melo Soares
 
 
O estágio é uma etapa de suma importância no processo de formação acadêmica devendo proporcionar ao aluno discussões e esclarecimentos sobre a prática do Assistente Social, identificando desafios e possibilidades de intervenção frente às demandas profissionais, devendo acontecer com a supervisão de um assistente social de campo e outro de ensino, intitulados supervisores de prática e de ensino, respectivamente.

Este é um espaço que acompanha o Serviço Social desde sua origem, perpassando pelas mudanças societárias que influenciaram a profissão, principalmente, depois de 1980 em que se pode ver o surgimento de leis para regular o estágio como lócus de ensino-aprendizagem e a adquirir o mesmo status das demais disciplinas que fundamentam a prática profissional. Tais legislações são: Código de Ética de 1993, Diretrizes Curriculares de 1996, Lei de Regulamentação da Profissão de 1996, Resolução do CFESS nº 533/2008 e a Política Nacional de Estágio.

Nesse sentido, essa pesquisa propõe-se a discutir sobre o estágio curricular na formação profissional, através de um resgate histórico do Estágio em Serviço Social, da relação teoria e prática, dos papéis assumidos pelos supervisores, assim como os desafios desse processo de formação para o exercício profissional.

O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram analisados fundamentando-se no método dialético por permitir observar as contradições existentes na pesquisa. Para a análise da temática, foram estabelecidas como categorias de análise: Estágio em Serviço Social, Formação Profissional e Legislações Reguladoras.

Segundo a ABEPSS (2010), as leis reguladoras citadas acima influenciaram nesse processo formatico na medida em que trouxeram novos desafios para as unidades de ensino diante das modalidades de estágio apresentadas e o modo como este se realiza, devido aos diversos projetos pedagógicos das instituições de formação acadêmica.. Diante disso, a ABEPSS foi responsável para que fosse aprovada a Política Nacional de Estágio (PNE) em 2010 a fim de fundamentar o curso de Serviço Social na efetivação de um processo de formação profissional que estivesse em consonância com o projeto ético-político da profissão. Assim, as atividades atribuídas aos estagiários devem possibilitar o conhecimento teórico-metodológico interligando a teoria e a prática com a inserção do discente no espaço socioinstitucional visando o desenvolvimento de novas habilidades.


* Esse resumo foi publicado nos Anais da 13ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, Aracaju/SE em 2011.